Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Saturday 5 November 2011

Quem é o Seu Jesus?

Esta pergunta soa de forma estranha, mas faz sentido. Jesus é muito famoso, porém, pouco conhecido. Para muitos ele é o obediente filho de uma mãe muito ativa, quase divina. Para outros, ele é como se fosse um deus da cura e da solução de todos problemas, que age por meio de uns poucos comissionados. Para outros, ele é uma encarnação do bem cósmico, ou de um espírito evoluído.

Apresentar Jesus a todos os povos e em todos os tempos é o próprio objetivo da Bíblia. A revelação e o testemunho escrito a respeito de Jesus constituem o grande propósito da Bíblia. O Antigo Testamento é a promessa da vinda de Jesus Cristo e o Novo Testamento é o testemunho do cumprimento daquela promessa. Portanto, a Bíblia é a fonte primária de conhecimento sobre Jesus Cristo. É basicamente como se segue, que a Bíblia apresenta a Jesus.

Jesus é um ser singular. Primeiramente, porque Ele é Deus, e Deus é um ser único (Deuteronômio 4.9), embora inseparavelmente constituído em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mateus 28.19). Mas, a singularidade de Jesus também procede do fato de que ele é tão verdadeiramente Deus, quanto é verdadeiramente homem (João 1.1-3, 14). Apesar do fato de ser verdadeiramente homem, Jesus não pode ser considerado ao nível de qualquer criatura. Ele é infinitamente superior a todos (Filipenses 2.5-11), sejam os Anjos, Abraão, ou Moisés. O Novo Testamente nem sequer cogita a comparação entre Jesus e qualquer dos apóstolos, ou entre Jesus e sua mãe. Só Jesus é Deus (não porque um homem alcançou a divindade, mas porque Deus, o Filho, se fêz homem), e ao assumir a natureza humana, a natureza divina de Jesus não sofreu nenhuma perda (Colossenses 2.8-9).

O Eterno Filho de Deus, Jesus, assumiu a natureza humana para ser o Redentor (libertador-salvador) de um povo procedente de todas as nações da Terra (Apocalipse 5.8-10)*. Este povo é, por Jesus, Deus-Filho, trazido à eterna paz e comunhão com o único e trino Deus. Como Redentor Jesus alcançou para este povo: a purificação dos pecados (Apocalipse 7.9-14); a vontade e habilidade para servir a Deus (Apocalipse 7.15); o cuidado da ilimitada e eterna bondade de Deus (Apocalipse 7.16-17).
* O “Cordeiro” nesta e nas seguintes passagens de Apocalipse significa Jesus Cristo.

No comments:

Post a Comment