Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Tuesday 26 July 2011

Por que Jesus Voltou para o Céu?

Alguns críticos do cristianismo perguntam: por que Jesus voltou para o céu ao invés de dar imediata continuidade ao seu reino? Realmete, embora o Antigo Testamento esteja repleto de promessas da vinda de Cristo, ele não parece indicar um intervalo entre uma primeira e segunda vindas de Cristo, e que este seria um período de expectação pela plena manifestação do Reino de Deus.

Em primeiro lugar devemos enfatizar que a revelação de Deus tem caráter progressivo, na História e no Cânon Bíblico. Assim, nos foi dado conhecer gradualmente o Redentor, desde sua primeira promessa até sua manifestação; igualmente, a Obra da Redenção nos é gradualmente revelada, de Gênesis a Apocalipse.

A revelação redentiva não ficou concluída no Antigo Testamento; mas no Novo Testamento. Por exemplo, em Gênesis 3.15, o Redentor nos é apresentado somente como o “descendente da mulher”; em Deuteronômio 18.15-22, Ele nos é revelado como sendo o maior dentre os profetas; em Isaías 9.6-7, o Redentor é um rei de atributos divinos; em Malaquias 3.1, Ele é o Senhor.

É somente no Novo Testamento que vemos todas as diferentes referências e descrições do Redentor reunidas na única e extraordinária pessoa divina-humana de Jesus Cristo. Assim como no Novo Testamento temos a plena revelação do Redentor que é Jesus Cristo, é também no Novo Testamento que encontramos a plena revelação do divino plano da Redenção.

Jesus mesmo nos dá indicações sobre as razões pelas quais Ele, após sua ressurreição, Ele voltou ao Céu, ao invés de começar imediatamente seu visível reinado na Terra.

1.      Jesus voltou ao Céu, isto é ao Pai, porque Ele cumpriu a expiação dos nossos pecados (Jo 17.4-5; 19.30). A morrer na cruz, Jesus cumpriu perfeitamente o que estava profetizado em Isaías 53.4-5. Ele sofreu o castigo que merecemos por causa dos nossos pecados e estabeleceu nossa paz ou reconciliação com Deus. Com um único e próprio sacrifício, Jesus Cristo de uma vez por todas expiou os pecados de todos os que nÊle creram, crêem e ainda vierem a crer (Hb 7.22-27; 9.11-12).

2.      Jesus voltou ao Céu para preparar lugar para muitos (Jo 14.1-3). Como já foi indicado  anteriormente, Jesus morreu para expiar os pecados e salvar não somente crentes que viveram antes de Sua encarnação ou dos que foram Seus contemporâneos; Ele morreu para expiar os pecados e salvar uma inumerável multidão (Ap 7.9-10) que inclui também outros que têm sido chamados à existência e à Igreja de Deus por meio do Evangelho. Este número Deus conhece perfeitamente (Ap 6.11; 7.3-4).

3.      Jesus voltou ao Céu para enviar o Espírito Santo, à sua Igreja (Jo 16.1-15). É através de Sua Igreja, a quem Jesus deu a comissão de evangelizar todas as nações (Mt 28.18-20) que o número dos redimidos pelo sangue de Jesus Cristo vai crescendo. Este trabalho exige da Igreja idoneidade, poder e perseverança. Sem o Espírito Santo agindo poderosamente na Igreja e em cada crente individualmente, esta missão seria impossível. Jesus voltou para o Céu para enviar o Espírito Santo que também consola a Igreja em todos os seus sofrimentos.

4.      Para administrar a expansão de sua Igreja. Na Grande Comissão (Mt 28.18-20) Jesus também fez referência à sua total autoridade “no céu e na terra”. Com tantos e tão poderosos inimigos, visíveis e invisíveis, a Igreja jamais cumpriria a sua missão se o Senhor Jesus Cristo não ajudasse “do alto”, controlando o poder a a ação dos inimigos. Jesus Cristo é ao mesmo tempo o Cabeça da Igreja e Soberano Senhor do Universo (Ef 1.19-23). Ele comanda a Igreja a sair ao mundo pregando o Evangelho, mas também controla e restringe todos os pederes hostís (Mt 10.24-33).

5.      Para aguardar o Dia do Senhor. Jesus disse que o Evangelho haveria de ser pregado a todas as nações, e, então, viria o fim (Mt 24.14). O fim significa o fim de uma era ou ordem. De fato trata-se de uma transição da forma como Jesus governa, desde sua anscensão. O dia desta transição é chamado o Dia do Senhor (2 Pe 3.10). Este é o dia da consumação da História e da Redenção para a entrada na eterna bem-aventurança, a tansição dos presentes céus e terra, para os Novos Céus e Nova Terra. Então o reino de Jesus Cristo já não mais será visto pela fé somente, como o é agora, mas será plenamente visível em todo lugar e a todas as criaturas (homens e anjos). O próprio Jesus, nos dias de sua humilhação (antes sua ressurreição e ascensão), declarou que esse “dia e hora” somente o Pai conhecia (Mt 24.36).

Jesus não estabeleceu o seu reino em plena visibilidade na terra imediatamente após a sua ressurreição, mas voltou a Céu, porque àquele tempo sua Igreja não estava completa. Quando este “edifício” (casa, familia ou povo) estiver completo, certamente Jesus Cristo voltará e finalmente estabelerá o reino tantas mencionado e tão desejado pelos profetas.

No comments:

Post a Comment