Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Saturday 20 August 2011

A Bîblia, Jesus Cristo, o Reino de Deus e a Igreja

Já parou para pensar sobre a razão pela qual a Bíblia é também chamada a Escritura Sagrada? Há duas importantes razões para isto:
§  Ela é a Palavra de Deus escrita, que nos foi dada por meio de homens que “falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1.21).
§  Por causa de sua capacidade de tornar o ser humano “sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3.15).

E sobre Jesus Cristo, por que somos salvos por Ele? Porque Ele é Deus (O Filho) que “se fez carne” (Jo 1.14). A Bíblia também apresenta Jesus como o Profeta, Sacerdote e Rei do único Reino de Deus:
§  Como o Profeta, Jesus revela a Deus, com absoluta perfeição. “Ele é o resplendor da glória de Deus, e a expressão exata do seu ser” (Hebreus 1.3).
§  Como o Sacerdote, Jesus Cristo, e ele somente, “pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus” (Hebreus 7.25). Pois, sendo Deus, Ele é o único sacerdote “santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus” (Hebreus 7.26). Jesus, “pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” (Hebreus 9.12), ou seja, salvação para os que nele crêem (At 16.31).
§  Como o Rei, Jesus agora reune e edifica a sua verdadeira Igreja, mediante os repectivos mandato e promessa: “fazei discípulos de todas as nações, batizando-os ...; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (sua volta)” (Mateus 28.19-20).

Jesus Cristo trouxe o Reino de Deus ao mundo; as igrejas, constituídas de seus discípulos, embora ainda imperfeitas, são a mais visível manifestação deste reino. Porém, podemos corromper a igreja de tal modo, que ela se tornará um obstáculo, impedindo que as pessoas vejam e entrem no Reino de Deus. Entretanto, Jesus Cristo estabeleceu as suas igrejas para que sejam a “luz do mundo” (Mateus 5.14), isto é, fiéis expressões do Reino de Deus, anunciando, em sua doutrina e prática, que Jesus Cristo é o Salvador e Senhor, até que Ele volte, para o estabelecimento final de seu reino eterno.

No comments:

Post a Comment