Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Monday 18 July 2011

Fé e Verdade

Fé e Verdade

Que relação existe entre Fé e Verdade? Primeiro, é necessário que tenhamos em mente o que são estas coisas. Por Fé, não nos referimos a uma crença religiosa qualquer, ou a uma capacidade humana de desenvolver ou de se envolver em alguma religião. Também, a Fé em que estamos pensando não é aquela confiança interior de que alguma coisa, ou de que todas as coisas, vão correr bem. Referimo-nos à Fé como confiança em uma notícia (ou anúncio), e ensino (ou doutrina).

Reconhecemos que estamos num mundo de mudanças; e hoje, de mudanças rápidas e radicais. Por isso, as pessoas em geral dão menos importância à Verdade, julgando ser ela impossível, inexistente e até inútil. Parece que hoje estamos de tal modo convencidos de que “tudo é relativo”, que já nem é necessário repetir isso tantas vezes. Embora seja admiravelmente grande, e esteja crescendo rapidamente, o conhecimento humano tem suas limitações e variáveis. De fato, o conhecimento humano, isto é, o conhecimento adquirido pelas ciências é, e sempre será fragmentado, e por isso, relativo. Entretanto, se estes fatos nos conduzirem ao descrédito e indiferença quanto à Verdade, nossa perda pessoal e social será inestimável.  

Por outro lado, a Bíblia além de nos falar e ensinar sobre um Deus único e pessoal (de fato tripessoal: O Pai, O Filho e o Espírito Santo), revela-nos que Ele tem o perfeito e infinito conhecimento (Romanos 11.33). Isto significa que o conhecimento de Deus é isento de qualquer limitação. Seu conhecimento não é fragmentado; ele é completo e absoluto. O conhecimento de Deus não muda de acordo com o tempo.

Sendo o conhecimento de Deus perfeito e infinito, a Sua Palavra escrita (a Bíblia) é chamada: a Verdade (João 17.17). É pelo mesmo motivo, que Jesus Cristo, a segunda pessoa da Trindade, O Filho; que havendo assumido a natureza humana sem qualquer perda da natureza divina; Ele que é a Palavra de Deus em pessoa (João 1.1-14) se apresenta como “o Caminho, a Verdade e a Vida”, como o único meio de acesso ao Pai (João 14.6).

Portanto, apesar de saber que o conhecimento humano é relativo, e também que nem tudo que é anunciado e ensinado é verdadeiro; quer seja por limitação de conhecimento, quer seja por dolo; não confundamos a Verdade de Deus com o limitado conhecimento humano, ou com a mutabilidade das tradições e modismos humanos.

Fé é confiança, certeza, é convicção (Hebreus 11.1). Verdade é a Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas, cujo assunto assunto principal é Jesus Cristo, sua pessoa, ensino e obra. Portanto,  há grande relação entre Fé e Verdade, estas devem andar juntas. Se alguns não crerem, a Verdade não deixará de ser o que é, mas aqueles que confiarem na Verdade, por ela serão verdadeiramente libertados (João 8.32).

No comments:

Post a Comment