Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Wednesday 21 October 2015

Deus Não é Nosso Objeto de Estudo

Cuidado! Cristãos acadêmidos ou estudiosos, matriculados em faculdades e institutos teológicos, ou simplesmente alunos da “Escola Bíblica Dominical”, Deus não é nosso objeto de estudo, como pode ser qualquer criação ou criatura de Deus. Ele é o nosso Criador e sustentador, nosso Senhor e também Redentor. Além disso, Deus também quer ser nosso amigo; Ele nos ama, e é o mais digno objetivo do nosso amor.

Deus nos criou, e depois nos redimiu, pois nos tornamos pecadores ou transgressores da justiça (Romanos 3.23; 1 João 3.4), para viver em nosso meio (Êxodo 29.45), embora não possamos vê-lo. Ele nos criou e redimiu para andar conosco dia a dia (Gênesis 5.22-24; 6.9), embora não possamos tocá-lo.

Deus não é objeto do nosso estudo; Ele é o alvo único da nossa adoração.

Podemos, e fazemos bem em estudar a obras e a palavras de Deus. Podemos estudar as obras de Deus na Criação e na sua Providência; e podemos estudar as suas palavras por que Ele cuidou de deixá-las na forma escrita (1 Pedro 1.16-21). Podemos até estudar a Criação (natureza) e a Providência de Deus (sua supervisão e ação no âmbito da Criação), sem a ajuda de sua Palavra, como muitos fazem. Porém, estudando a Criação e Providência de Deus com o auxílio ou a perspectiva da Palavra de Deus, evitaremos as constantes interpretações, conclusões e aplicações erradas (Salmos 119.97-105).

Estudamos a Palavra de Deus, não para julgar ou avaliá-la: se está certa ou errada, se é justa, prática ou atual, nem para modificá-la, adaptá-la ou censurá-la. Estudamos a Palavra de Deus porque ela é a pura verdade (João 17.17). E, ao estudar cada parte da Palavra de Deus, a Escrituras Sagrada, no contexto de seu todo, reconheceremos extasiados quão perfeita e maravilhosa ela é (Salmos 19.7-11; 119.18).

Estudar a Palavra de Deus deverá nos levar a adorar e amar mais a Deus, nos tornará mais íntimos, mais amigos de Deus, e, consequentemente, também mais parecidos com Deus, que odeia o pecado, mas tem compaixão de pecadores.

É Deus o seu amigo, a quem você ama de todo o seu coração, alma e entendimento (Mateus 22.37-38), e em quem você confia ao ponto de vencer todo o medo (Salmos 23)? Se não é assim, sua fé é mera religião, e sua religião é mero estudo de Deus, seu estudo da Escritura é mero exercício intelectual, e você está perdendo a chance de conhecer o maior, melhor e eterno Amigo.

O maior objetivo da Palavra de Deus é nos comunicar que Jesus Cristo veio para nos reconciliar com Deus (2 Coríntios 5.18-21) e nos fazer amigos de Deus. Em Jesus Cristo, o Deus infinito e invisível se fêz homem, o onipotente Criador revelou seu ilimitado poder redentivo (1 Timóteo 1.15; 2 Timóteo 3.14-15; João 1.1-18), o Deus santo e justo revelou sua incompreensível misericórdia (1 Coríntios 1.30).

O verdadeiro conhecimento da Palavra de Deus não faz de nós teólogos, mas amigos de Deus, para sempre (Tiago 2.23).

No comments:

Post a Comment