Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Monday 30 May 2011

Por que sou um crente, ou seja, Cristão?

Não sou um crente por ser uma pessoa crédula. Ao contrário sou um incrédulo. Nunca acreditei em fantasmas. Nunca vi assombração. Não acredito em discos voadores, nem em visitações de sêres de outros planetas à Terra.

Porém, há uma coisa que tenho de confessar: acredito firmente em Jesus Cristo. E sem ser presunçoso, penso que não teria coragem de negar minha fé em Jesus Cristo para a salvar minha.

Mas se me perguntarem por que acredito em Jesus, direi que realmente nunca o vi, e se alguém hoje disser que o viu, também não darei atenção. Não acredito em Jesus Cristo porque muita gente acredita nele; afinal, muita gente acredita em tantos absurdos. Muito menos acredito em Jesus por causa dos milagres que dizem que se realizam hoje entre católicos romanos e alguns evangélicos; nem em visões e revelações que pessoas de ambos seguimentos dizem receber.

Então, alguém poderia perguntar: como, ou por que você acredita em Jesus Cristo? Respondo: por uma única, e absolutamente convincente, razão – eu acredito na História da Salvação.

História da Salvação é o registro ou documentação da obra redentiva que Deus realiza na História da Humanidade. A obra divina da salvação, é óbvio, começou antes que ela pudesse ser contada e documentada (registrada em um livro), isto é na mais remota orígem da humanidade; e continuará a acontecer até que um dia esteja completa, no glorioso futuro da humanidade. Isto significa que se a obra da salvação fosse completamente documentada, tomando emprestada a hipérbole do apóstolo João, “nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos” (Jo 21.25).

De fato, muitos livros foram e continuam sendo escritos como testemunhos da obra redentiva que Deus realiza na História. Mas, como em toda matéria e ciência existem os livros referenciais. A História da Salvação tem seus livros referenciais; estes são os 66 livros que constituem o Cânon da Escritura Sagrada – a Bíblia. A História da Salvação contada na Bíblia também foi escrita por homens comuns. Porém, em virtude da importância deste conjunto de livros para o desenvolvimento da obra redentiva, Deus soberanamente escolheu e habilitou por seu Espírito Santo os escritores destes livros, de modo a livrá-los de possíveis erros de narração e interpretação dos fatos e ditos que compõem o Cânon da História da Salvação – as Escrituras (2 Tm 3.14-17).

Muitas pessoas preconceituosamente considerando o Cristianismo somente mais uma entre muitas religiões nunca se permitiram examinar a Bíblia cuidadadosamente. Se o fizessem ficariam impressionadas com a majestade da Bíblia: a sublimidade do seu conteúdo, a acuracidade de seus registros, a unidade entre todos os seus temas, livros e autores, não obstante sua variedade de contextos históricos, culturais e autorais. Além disso, as pessoas ficariam profundamente admiradas com o perfeito cumprimento da programa redentivo de Deus, anunciado previamente por Deus, e preservado através da Escrituras Sagradas.

É por isto que creio em Jesus Cristo. Porque Ele é o Salvador (Redentor) divino-humano (Deus havendo assumido a natureza humana) progressivamente revelado no Antigo Testamento (os 39 livros da Bíblia escritos antes do seu nascimento), e plenamente testemunhado no Novo Testamento (os 27 livros que registram o nascimento, obra, ensino, morte ressurreição e glorificação de Jesus Cristo).

Sim, é por isto que sou um crente, um cristão; porque acredito na História da Redenção. Estudar História é muito importante pois ela nos ajuda a entender por que somos o que somos, e como somos agora. A História também pode nos ajudar a mudar e melhorar o presente e o futuro. Igualmente, o conhecimento da História da Salvação nos permite entender como e porque somos os pecadores (transgressores) que somos como humanidade ou como indivíduos e nos conduz à salvação (presente e futura) em Jesus Cristo. Por isto, por amor de si próprio, eu lhe imploro: leia a Bíblia e assim conheça Jesus Cristo.

“Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8.31-32,36)

No comments:

Post a Comment