Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Tuesday 17 January 2012

Importa-se Deus Com o Estado da Igreja e de Seus Membros?

Uma igreja, não importa o número de membros que possua, é uma família; e como tal é uma casa onde Deus habita. Deus habita na sua Igreja, e isto implica em que Ele habita em cada igreja local que juntas constituem a totalidade da Igreja na terra.

Porém, não fomos nós que tivemos a grande idéia de nos ajuntar em nome de Deus e convidá-lo para habitar conosco. Ao contrário, foi de Deus a iniciativa de nos reunir, fazendo de nós seus filhos, família e povo. Originalmente Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele. Foi por isso que nos fêz conforme sua imagem e semelhança. Entretanto, o nosso pecado tornou impossível este relacionamento. Mas, Deus desejava tanto relacionar-se conosco, nos amou de forma tão incompreensível, desde a eternidade, que não se negou a pagar o mais alto preço por isso. Assim, Deus, o Pai, enviou o seu único Filho Eterno, Jesus Cristo, como o nosso Redentor. Para isto, o Filho assumiu a natureza humana e recebeu em lugar de todos os que por Ele são redimidos a penalidade (morte) por todas as suas culpas (João 3.16).

Será, então, que Deus aceita em sua casa pessoas que acham que têm direito de estar nela porque não cometem grandes crimes, são bons cidadãos, ou que desde a infância se consideram parte desta familia; embora não tenham humildade e uma profunda convicção de pecado, e, por isso, não sintam tristeza pelos pecados que consideram menores? Aceitaria, Deus, pessoas que não apreciam verdadeiramente esta  casa e que de fato não cooperam na edificação, ou cuidam desta casa, mas simplesmente desfrutam de, digamos, benefícios sociais dela?

Será que Deus continuará presente em uma igreja (congregação) que persiste em negligenciar a pregação e ensino de sua Palavra, que introduz no culto práticas que ele proibiu, ou que não ordenou, e que persistentemente ignora na vida diária a santidade que Deus requer da família ou povo no meio do qual ele habita? Certamente a resposta é não.  A Bíblia nos fala de intrusos que um dia serão expulsos (Mateus 22.1-14), bem como de congregações que se tornaram em “sinagogas de Satanás” (Apocalipse 3.9).  Sejamos fiéis e desenvolvamos nossa particular e comum salvação (Filipenses 2.12).

No comments:

Post a Comment