Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Sunday, 2 October 2011

A Familia e o Futuro

É verdade que o mundo e a vida mudaram muito e rapidamente no século XX, especialmente em sua última metade. O automóvel, o avião e a televisão já parecem símbolos de nossa “pré-história contemporânea”. Porém, quanto mais avançamos, mais sozinhos também estamos ficando. Pense nas fábricas, ou nos bancos, eles já estiveram cheios de gente trabalhando, hoje eles estão funcionando quase sem gente. Onde estão as pessoas? Há muita gente andando pelas ruas das grandes cidades, mas toda essa gente é como se fosse um gigantesco formigueiro; as pessoas estão andando apressadamente, sem poder parar.

Nas ruas dos bairros, se vê pouca gente interagindo minimamente. Muitas pessoas estão nos grandes shoppings, entre pessoas que raramente se verão novamente. Outras pessoas podem estar em suas casas. Entretanto, também em casa as pessoas estão vivendo individualmente. Em muitas casas, a única hora em que todos os que alí moram estão sob o mesmo teto é a hora em que estão dormindo. Já não há mais, pelo menos, uma refeição conjunta. A TV pode até manter alguns na mesma sala por um tempo, mas nunca colocando um em frente ao outro e dialogando. Os Notebooks, Smartphones e Tablets fazem com que cada indivíduo se sinta “completo” e “auto-suficiente”.

Nem as famílias estão mais funcionando como famílias, por isso os “aglomerados” de pessoas não constituem mais comunidades. A família, entretanto, é o lugar onde a sociedade começa e é mais real, é onde a interação social é mais prática. É na família que se aprende a viver em sociedade: a amar o próximo (vizinho), a nação, e até o estrangeiro.

Não é o avanço tecnológico que ameaça o nosso futuro, é a nossa falha em reconhecer o valor, e nossa incapacidade de priorizar a família. Se vamos pensar hoje nas futuras gerações não podemos somente poupar recursos naturais e e evitar a poluição ambiental; precisamos salvar a família, conforme Deus a instituiu na Criação e a tem ordenado nesta era de Redenção.

A Palavra de Deus (Bíblia) tem muito a nos dizer sobre a salvação da família e das nações. Veja por exemplo:

Salmo 128 “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.”
Atos 2.37-40 “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa.”

No comments:

Post a Comment