Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria

Thursday 16 February 2012

Conhecimento – Bem ou Mal?

Jesus certa vez disse que Deus havia ocultado certas verdades aos sábios e instruídos e revelado estas aos pequeninos (Mt 11.25-27). Paulo reconheceu que não foram chamados muitos os sábios segundo a carne (1 Co 1.26-29). Ao haver criado o homem, Deus lhe proibiu comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.17). Além disso, se verifica facilmente que muitas pessoas cultas desprezam  a revelação de Deus; estas não somente se negam a reconhecer a Deus através das obras da criação, mas também se negam a reconhecer as Suas palavras nas Sagradas Escrituras.

Seria então o conhecimento um mal, ao invés de bem? Seria o saber algo que deveríamos evitar, para o nosso próprio bem? O conhecimento nos afasta de Deus? Não. Entre os mais notáveis discípulos de Jesus havia um considerável número que dominava o ofício e negócio da pesca (como Pedro e João), havia um habilidoso escriturário (Mateus), havia um respeitado teólogo (Paulo) e também um médico (Lucas). Além disso, o extraordinário conhecimento do rei Salomão fora um dom de Deus (1 Re 4.29-34).
 
O problema não é o conhecimento, mas a falta do mais importante conhecimento – o conhecimento de Deus. Este é o primeiro e mais essencial conhecimento que o homem deve desejar e buscar.

Não priorizando o conhecimento de Deus, tudo mais que o homem venha a conhecer não o leva, como deveria, a glorificar e a servir a Deus. Embora tenha sido criado à imagem de semelhança de Deus, não conhecendo a Deus, o homem não tem alguém superior a si mesmo com quem se comparar, confiar e obedecer. Então, o homem ignorando os elevados propósitos divinos, estabelece os seus próprios, por meio das experiências que faz com a sua própria vida, como também faz no reino mineral, vegetal e animal.
 
Desconhecendo a Deus, o mais elevado conceito que o homem tem de si mesmo é que ele é superior aos animais (alguns, porém, nem isto pensam). Daí, o homem pode até delirar pensando que um dia poderá ser como Deus, sem necessariamente ser santo, como são os deuses de todas as mitologias.
 
Entretanto, conhecendo Deus, o homem tem um correto e fundamental conhecimento de si mesmo, sua orígem, propósito, e alvos. Conhecendo Deus, o homem também tem um correto e fundamental conhecimento de que todas as coisas foram criadas por Deus. Assim, o homem lida construtivamente com o universo ao seu redor, reconhecendo e conduzindo toda sua vida, conhecimento, trabalho e gozo para a glória de Deus – a finalidade maior e mais digna de toda a criação.
 
O conhecimento (ciência) é muito bom. Porém, o mais importante, vital e necessário conhecimento é o conhecimento de Deus. Por isso: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6.3).

Podemos obter conhecimento de Deus observando as obras da Criação; porém somente conhecemos a Deus íntima e redentivamente através de de Sua Palavra, as Escrituras Sagradas, cujo principal propósito é revelar Jesus Cristo, o Eterno Filho de Deus, com o Pai Eterno, também criador de todas as coisas. O unigêntio Filho de Deus se fez também homem, para redimir os homens, dando-lhe o conhecimento de Deus (João 1.1-14).

No comments:

Post a Comment